Passa al contenuto principale

Mais de 72 mil utentes sem médico de família no ACES Médio Tejo

Depois de o número de utentes sem médico de família no país ter aumentado 29% num ano, ascendendo agora a quase 1,7 milhões devido a aposentações e à falta de capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para atrair especialistas, os efeitos têm-se feito sentir nos 11 concelhos do Médio Tejo, onde 33% da população não tem médico atribuído e diversas extensões de saúde estão encerradas.

A falta de profissionais levou já ao encerramento de um conjunto de extensões de saúde em todo o Médio Tejo. Neste momento, Vila Nova da Barquinha tem todas as extensões de saúde encerradas, enquanto em Alcanena apenas a de Minde se encontra em funcionamento. Em Mação existe apenas um médico de família ao serviço e em Ourém são seis as extensões de saúde sem médico. Em Tomar "anuncia-se um processo de encerramento de algumas extensões”, avançou ao mediotejo.net Manuel Soares, da Comissão de Utentes de Saúde.

Esta quarta-feira, 23 de agosto, decorreu uma vigília em Assentis, no concelho de Torres Novas. Os habitantes exigem a colocação de um médico na extensão de saúde, tendo marcado o protesto em “defesa de cuidados de proximidade e combate à desertificação das aldeias”.

Ler mais (Si apre in una nuova finestra)

https://mediotejo.net/mais-de-72-mil-utentes-sem-medico-de-familia-no-aces-medio-tejo-c-audio/ (Si apre in una nuova finestra)

O seu contributo é fundamental para o nosso projeto. Junte-se à nossa Comunidade de Leitores (Si apre in una nuova finestra), apoie o jornalismo que faz a diferença na região.

TORNE-SE MEMBRO AQUI (Si apre in una nuova finestra)

Se preferir, faça um donativo pontual, usando EasyPay (Si apre in una nuova finestra), MBWay (telefone 962 393 324) ou por transferência bancária para o IBAN PT5000 1800 03404 97034 02024 (conta da Médio Tejo Edições).

0 commenti

Vuoi essere la prima persona a commentare?
Abbonati a mediotejo.net e avvia una conversazione.
Sostieni