Skip to main content

BOLETIM 73/2022 - 13/09/2022

Boa noite

Têm sido semanas intensas de trabalho, e podendo parecer, pela baixa frequência com que vos escrevo através da newletter, que não me recordo dos leitores, daqueles que apoiam o PÁGINA UM.

Espero, porém, que assim não pensem.

Tendo em conta as várias linhas de intervenção do PÁGINA UM, desde a escrita de artigos e a edição dos textos dos nossos colunistas, escasso é o tempo que nos resta. E aquele que resta acaba consumido nos processos de intimação no Tribunal Administrativo de Lisboa (são já 12), uma vez que temos, na totalidade dos casos, de contra-argumentar as "desculpas" das entidades que nos querem intencionalmente esconder a informação.

Ainda esta noite temos de contra-argumentar face à tentativa da Administração Central do Serviço de Saúde de aceder a uma base de dados que permite avaliar o rigor da base de dados da Morbilidade e Mortalidade Hospitalar. A este pretexto leiam AQUI (Opens in a new window) a análise surpreendente que fizemos a essa base de dados. E uma coisa é certa: ou estamos perante um paradoxo ou uma manipulação de dados. 

Mas nas últimas semanas, além da habitual "produção" jornalística, temos "engrossado" a nossa lista de colunistas, agora também com Diogo Cabrita (Opens in a new window) (que escreve todos os domingos), Vítor Ilharco (Opens in a new window) (quinzenalmente às terças-feiras), Raquel Rodrigues (Opens in a new window) (que nos escreve sobre viagens) e, last but not the least, Clara Pinto Correia (Opens in a new window), que regressa às crónicas, depois de uma longa interrupção, com a sua Deriva dos Continentes. Basta clicarem nos respectuvos nomes para lerem aquilo que cada um já escreveu.

Além desses, temos ainda e sempre, com frequência variável, Tiago Franco, Luís Gomes, José Ramos e Ramos, Nuno André, Mariana Santos Martins e ainda Rui Amores, o advogado que tem apresentado os processos do PÁGINA UM no Tribunal Administrativo. Aliás, no seu mais recente artigo alerta para o risco da aprovação do Simplex Ambiental (AQUI (Opens in a new window)).

Por fim, que nem sempre tudo corre bem: estamos numa fase de "reflexão" sobre o P1 TV, o canal audivisual do PÁGINA UM, que tinha como objectivo lançar uma plataforma de ligação com os leitores, através da produção de entrevistas e comentários em vídeo, bem como a produção de documentários. Nesta fase, concluimos que está a ser um esforço humano e de meios financeiros que não se coadunam com a actual estrutura do PÁGINA UM, pelo que estamos a estudar a melhor solução, que pode inclusive passar por um modelo exclusivamente assente em podcasts.

Obrigado por todo o vosso apoio e incentivo. Seguimos fazendo o melhor que sabemos: verdadeiro jornalismo independente.

Pedro Almeida Vieira

Director do PÁGINA UM

---------------------

APOIE O CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO PÁGINA UM

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores.

Para donativos/apoios regulares, siga o link no final dos artigos do PÁGINA UM, ou clique aqui: https://steadyhq.com/pt/paginaum (Opens in a new window)

Para transferências bancárias, utilize o seguinte:

IBAN: PT50 0018 0003 5564 8737 0201 1

MBWAY: 961696930

PAYPAL: https://paypal.com/paypalme/pedrovieira128 (Opens in a new window)

CRIPTOMOEDAS

Bitcoin (BTC) – 1HKGEZ32wX59SVq7iDGnVdndPEtQkqzsmV

(para envio de outras criptomoedas, contactar e-mail: geral@paginaum.pt)

Para apoio ao FUNDO JURÍDICO do PÁGINA UM, pode fazer os donativos para a plataforma do MightyCause, aqui: https://www.mightycause.com/story/90n0ff (Opens in a new window)

Para assuntos diversos, contactar através do e-mail subscritores@paginaum.pt

0 comments

Would you like to be the first to write a comment?
Become a member of PÁGINA UM and start the conversation.
Become a member