Skip to main content

BOLETIM 72/2022 - 24/08/2022

Boa tarde

Tem-nos sido difícil manter a regularidade das newsletters, com o tanto que temos em mãos. Mas o nosso trabalho nunca pára, mesmo quando não nos é possível escrever-vos.

Após este hiato, muito há paraa anunciar.

Dos textos mais recententes, aconselho a leitura do Editorial sobre os documentos que a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) disponibilizou ao PÁGINA UM, após um pedido de intimação junto do Tribunal Administrativo de Lisboa: uma mão cheia de nada. Dezenas de processos em que todos os nomes, e mesmo funções, aparecem rasurados... a branco. Mais uma engenhosa e criativa forma que a Administração Pública arranjou de fingir transparência. Mas o processo vai continuar no Tribunal Administrativo (AQUI (Opens in a new window)).

Na P1TV, temos várias novidades e uma estreia. O PÁGINA UM terá uma nova rubrica semanal com a jornalista Elisabete Tavares, que conta com um extenso currículo. O primeiro episódio, lançado ontem, aborda o problema das notícias transformadas em produtos comerciais, uma prática que fere o jornalismo e que é necessário combater (AQUI (Opens in a new window)).

Depois, publicámos mais uma Conversa com Nuno André em que o convidado é Mendo Castro Henriques, professor universitário na Universidade Católica Portuguesa e autor de várias obras sobre filosofia, cidadania, história militar e ficção histórica. Uma entrevista descontraída que teve como principal tema a guerra na Ucrânia, que deflagrou há precisamente seis meses (AQUI (Opens in a new window)).

Entretanto, o Luís Gomes regressou, no início da semana, à P1TV para falar sobre as verdadeiras causas, camufladas, da inflação. Como sempre, uma voz didáctica e certeira, e um oásis de verdade quando a sociedade é servida de mentiras que isentam os Bancos Centrais de assumirem as suas culpas no cartório (AQUI (Opens in a new window)).

Sugerimos também que leiam os artigos de investigação sobre a presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), Licínia Girão. O currículo da advogada está longe de permitir que se possa nomeá-la "jurista de mérito". Com efeito, teve das piores notas no concurso para a magistratura, o que só pode adensar o mistério relativo à sua escolha para a função que exerce na CCPJ (AQUI (Opens in a new window)).

De resto, aconselho a leitura das novidades nas secções da Cultura e da Opinião. Os três últimos artigos são da cortesia de Tiago Franco, José Ramos e Ramos e Paulo Moreiras. Há sempre muito para lerem, ou verem, no PÁGINA UM (AQUI) (Opens in a new window).

Obrigado por todo o vosso apoio e incentivo. Seguimos fazendo o melhor que sabemos: verdadeiro jornalismo independente.

Pedro Almeida Vieira

Director do PÁGINA UM

---------------------

APOIE O CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO PÁGINA UM

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores.

Para donativos/apoios regulares, siga o link no final dos artigos do PÁGINA UM, ou clique aqui: https://steadyhq.com/pt/paginaum (Opens in a new window)

Para transferências bancárias, utilize o seguinte:

IBAN: PT50 0018 0003 5564 8737 0201 1

MBWAY: 961696930

PAYPAL: https://paypal.com/paypalme/pedrovieira128 (Opens in a new window)

CRIPTOMOEDAS

Bitcoin (BTC) – 1HKGEZ32wX59SVq7iDGnVdndPEtQkqzsmV

(para envio de outras criptomoedas, contactar e-mail: geral@paginaum.pt)

Para apoio ao FUNDO JURÍDICO do PÁGINA UM, pode fazer os donativos para a plataforma do MightyCause, aqui: https://www.mightycause.com/story/90n0ff (Opens in a new window)

Para assuntos diversos, contactar através do e-mail subscritores@paginaum.pt

0 comments

Would you like to be the first to write a comment?
Become a member of PÁGINA UM and start the conversation.
Become a member