Skip to main content

PÁGINA UM - o jornalismo independente DEPENDE dos leitores

PÁGINA UM: o jornal que faz perguntas mesmo se ofendem
by Pedro Almeida Vieira

Choose your membership

So far 478 members support PÁGINA UM

Current goal

54% reached
Para garantir um projecto de qualidade, independente e diversificado, o PÁGINA UM precisa de pagar a jornalistas e outros colaboradores. Sem publicidade nem parcerias, o apoio dos leitores é a receita

O PÁGINA UM é um jornal digital e projecto pessoal do jornalista (CP 1786) Pedro Almeida Vieira, que pretende (r)estabelecer a confiança com os leitores, apresentando trabalhos de investigação e abordagens noticiosas diferenciadoras.

Para manter a sua independência absoluta de interesses políticos e financeiros, o PÁGINA UM não terá publicidade de qualquer natureza nem projectos patrocinados por empresas, nem se candidatará nem aceitará trabalhos jornalísticos que tenham sido realizados através de bolsas atribuídas por empresas ou por instituições do Estado português.

Nessa medida, o PÁGINA UM contará somente com os apoios e donativos individuais. Os apoios apenas podem ser recebidos com registo, ou seja, não serão permitidas doações em numerário. 

Sem prejuízo de os doadores/subscritores poderem obter outros benefícios (p. ex., os decorrentes do APOIO PREMIUM), o acesso aos artigos será universal, mesmo se eventualmente com um pequeno desfasamento temporal.

Esta medida tem subjacente um risco para a sustentabilidade do PÁGINA UM (os free riders), mas tem também subjacente uma esperança de implementação dos princípios de equidade, ou seja, como incentivo para os leitores em situação mais favorável contribuírem para a manutenção de um projecto de acesso universal.