Skip to main content

BOLETIM 66/2022 - 14/07/2022

Boa noite.

Tenho hoje uma confissãoa fazer-vos. Não consegui nos últimos dias cumprir a promessa de informar do nosso trabalho quotidiano, porque fiz um "retiro" fora da redacção do PÁGINA UM desde sábado passado.

Mas isso, como podem verificar, não alterou o meu ritmo nem o dos nossos colaboradores. Como podem ver nas nossas sugestões (muitas) daquilo publicámos no jornal.

Destacamos, assim, sobretudo, o segundo processo de intimação ganho no Tribunal Administrativo, que sentenciou a Ordem dos Médicos a entregar ao PÁGINA UM os pareceres técnicos escondidos pelo bastonário Miguel Guimarães. Uma vitória do jornalismo e da justiça (AQUI (Opens in a new window)). E é bom recordar que isto só foi possível graças aos nossos estraordinários leitores e apoiantes que têm estado a financiar o FUNDO JURÍDICO (Opens in a new window).

Recomendamos, também, a notícia sobre as normas discriminatórias da Federação Portuguesa de Judo, que estipulou preços distintos para os treinadores e atletas que irão participar na Taça da Europa de Seniores em Coimbra, no próximo mês, com base no seu estado vacinal para a covid-19 (AQUI (Opens in a new window)).

Temos ainda o artigo de Luís Gomes, que nos fala de missangas e explica-nos como é que estas pequenas peças de vidro nos podem ajudar a compreender o panorama económico actual (AQUI (Opens in a new window)).

Já o artigo de Tiago Franco é sobre água molhada: por outras palavras, trata do estudo que fez manchetes esta semana e que concluiu que 70% dos portugueses que emigraram, desejam regressar a Portugal. Um artigo, enfim, com a ironia e o humor a que o nosso colunista já nos habituou (AQUI (Opens in a new window)).

Finalmente, sugerimos também a crónica de Nuno André. Uma bonita, leve e interessante reflexão inspirada no Sol, na Ordem, e na vida, para ler num dia quente, e que remete também para o assassinato do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe (AQUI (Opens in a new window)).

Na Cultura, também trazemos várias novidades. Carlos J.F. Jorge traz-nos mais uma Elucubração, desta vez sobre o eterno parceiro da feminista Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre. Apesar de ser conhecido sobretudo como professor, intelectual e activista político, o seu percurso também passou pelo cinema. E é precisamente sobre essa dimensão da sua vida que trata este artigo (AQUI (Opens in a new window)).

Temos também a análise de Maria Carneiro sobre O Colibri, do romancista italiano Sandro Veronesi – por duas vezes vencedor do prestigiado Prémio Strega –, que mereceu a mais alta cotação já atribuída no PÁGINA UM a uma obra literária. Certamente, mais um livro a ler nas férias. Ou, pelo menos, à recensão (AQUI (Opens in a new window)).

No passado domingo, Carlos J.F. Jorge brindou-nos ainda com mais uma “mini-enciclopédia”, desta vez, sobre Ferreira de Castro. Um texto extenso sobre o escritor natural de Oliveira de Azeméis, que vale muito a pena ler, porque o saber não ocupa lugar (AQUI (Opens in a new window)).

Por estes dias, também a secção de Opinião teve contou com novos textos dos colunistas da “casa”.

Um meu editorial sobre o assunto que deflagra, todos os anos, na mesma altura: os incêndios. E que, de todas as vezes, é como se fosse uma novidade. Talvez porque a gestão política continua a mesma, a par dos bodes expiatórios, que também são os de sempre (AQUI (Opens in a new window)).

Sugerimos, também, o artigo de Luís Gomes, que esteve de férias na Sardenha e não avistou, por lá, Ricardo Salgado. Nem qualquer outro português, na verdade. Porquê? Alguns “palpites” e possíveis explicações, no texto. (AQUI (Opens in a new window)).

E, por falar em férias, Tiago Franco fala-nos sobre o drama que se vive nos aeroportos, com voos cancelados, e que estará a estragar os planos para esta época balnear a muitos veraneantes (AQUI (Opens in a new window)).

Destacamos ainda o artigo de Joaquim Magalhães de Castro, jornalista em Macau, que se estreia no PÁGINA UM com um testemunho desconcertante sobre a perseguição de luso-descendentes em Myanmar, antiga Birmânia. Uma realidade tão assombrosa como “ignorada” pelas autoridades, imprensa mainstream e principais figuras políticas portuguesas (AQUI (Opens in a new window)).

Por fim, a saga da “desvergonha” e da promiscuidade entre médicos e farmacêuticas, com o aval do jornalismo, deu em mais um artigo de opinião daminha autoria. Neste, os protagonistas são a TSF, o Paxlovid e o (in)suspeito presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, António Morais (AQUI (Opens in a new window)).

Destacamos também a minha reflexão sobre o recurso do Conselho Superior da Magristratura à sentença do Tribunal Admnistrativo de Lisboa a favor do PÁGINA UM: um recurso que é um perigo para a Democracia (AQUI (Opens in a new window)).

Caso ainda não tenham lido, sugerimos que “espreitem” as últimas notícias do PÁGINA UM.

Temos mais um artigo sobre a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que precisou de dois anos para fazer uma simples advertência à SIC: incluir as fontes de informação nas suas peças. Talvez o regulador estivesse à espera do fim da pandemia (AQUI (Opens in a new window)).

E mais uma novidade sobre o expurgo da base de dados da morbilidade e mortalidade hospitalar do Portal da Transparência do SNS, que envolve um amigo de longa data da ministra Marta Temido (AQUI (Opens in a new window)).

Por fim, saiu ontem uma nova Entrevista P1 à escritora sueca Camilla Grebe, que em Abril passado lançou Gelo sob os seus pés em Portugal, um policial que venceu o Glass Key Awarde se tornou um best-seller em vários países europeus (AQUI (Opens in a new window)).

Sugerimos que leiam ainda um extenso artigo de investigação do PÁGINA UM sobre o silencioso "gerontocídio" em curso desde Janeiro, em Portugal, e que nada tem a ver com o calor. Um verdadeiro “caso de polícia”, que impõe o apuramento de responsabilidades (AQUI (Opens in a new window)).

Hoje ainda publicamos mais, mas deixamos para amanhã.

Como vêem, parece que não estive de férias.

Continuem a ler e apoiar o jornalismo (verdadeiramente) independente.

Pedro Almeida Vieira

Director do PÁGINA UM

---------------------

APOIE O CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO PÁGINA UM

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores.

Para donativos/apoios regulares, siga o link no final dos artigos do PÁGINA UM, ou clique aqui: https://steadyhq.com/pt/paginaum (Opens in a new window)

Para transferências bancárias, utilize o seguinte:

IBAN: PT50 0018 0003 5564 8737 0201 1

MBWAY: 961696930

PAYPAL: https://paypal.com/paypalme/pedrovieira128 (Opens in a new window)

CRIPTOMOEDAS

Bitcoin (BTC) – 1HKGEZ32wX59SVq7iDGnVdndPEtQkqzsmV

(para envio de outras criptomoedas, contactar e-mail: geral@paginaum.pt)

Para apoio ao FUNDO JURÍDICO do PÁGINA UM, pode fazer os donativos para a plataforma do MightyCause, aqui: https://www.mightycause.com/story/90n0ff (Opens in a new window)

Para assuntos divrsos, contactar através do e-mail subscritores@paginaum.pt

0 comments

Would you like to be the first to write a comment?
Become a member of PÁGINA UM and start the conversation.
Become a member