Mediotejo.net inicia serviço de destaques diários na Google Notícias
O nosso jornal está entre os 26 meios de comunicação nacionais selecionados pela Google para uma nova plataforma de agregação de notícias criada para “ajudar as pessoas a encontrar jornalismo de alta qualidade – das histórias internacionais às reportagens locais”.
O mediotejo.net passou esta sexta-feira, 30 de setembro, a integrar oficialmente o grupo de 26 meios de comunicação social nacionais selecionados pela Google Notícias para prestar um serviço diário de “Destaques Jornalísticos” (Opens in a new window)numa nova plataforma lançada há 10 meses em Portugal.
O News Showcase (Opens in a new window) foi criado em fevereiro de 2021 a nível mundial e nesta plataforma cada redação é responsável pela publicação de pelo menos dois painéis diários com os títulos que marcam a atualidade e pelo destaque de algumas das principais notícias escritas pelos seus jornalistas, explicadas por pontos-chave.
Todos os destaques remetem para os artigos completos, e, no caso de se tratarem de conteúdos exclusivos para assinantes, os utilizadores com uma conta Google têm acesso livre a um determinado número de artigos por mês, como contrapartida pelo financiamento que a Google atribui a cada um destes meios de comunicação social, de forma de apoiar o jornalismo que estes desenvolvem.
Na última década a Google foi alvo de ferozes críticas da imprensa mundial por exibir partes das notícias nos resultados das pesquisas, gerando receitas com publicidade a partir de conteúdos com direitos de autor e pelos quais a Google não pagava. A multinacional argumentou sempre que não usava os conteúdos, que apenas os divulgava, levando milhões de pessoas a seguirem os links apresentados nas pesquisas, gerando um aumento significativo de tráfego (e de receita) para os jornais.
Além disso, através da Google News Initiative (Opens in a new window) a empresa financiou já milhares de projetos de comunicação em todo o mundo, ao longo dos últimos 20 anos – o mediotejo.net recebeu uma bolsa de 7 mil dólares em 2020 (Opens in a new window), do fundo de emergência criado para apoiar jornais locais durante a pandemia de covid-19.
Com o News Showcase (Opens in a new window) a empresa assume um outro nível de compromisso, pagando aos meios de comunicação social selecionados como os mais relevantes em cada país ou região pela utilização/divulgação das suas notícias.
“A Google está empenhada em apoiar o acesso aberto à informação. Os nossos produtos proporcionam escolhas às pessoas e ajudam-nas a encontrar, mais do que nunca, jornalismo de alta qualidade – das histórias internacionais às reportagens locais”, pode ler-se na apresentação da plataforma.
Em Portugal, são atualmente 26 os parceiros dos “Destaques” da Google Notícias, como o Público, Diário de Notícias, Correio da Manhã, Observador, A Bola, SIC-Notícias, TSF ou CNN, e jornais regionais como o Jornal do Fundão, Sul Informação ou Região de Leiria.
Para o mediotejo.net é um orgulho integrar a partir de agora este grupo. Acompanhe o trabalho que fazemos diariamente também por aqui (Opens in a new window), escolhendo a opção “Seguir”.
E já sabe… se nos lê regularmente, torne-se membro da nossa Comunidade de Leitores (Opens in a new window) e apoie a sustentabilidade financeira deste jornal que há 7 anos procura fazer a diferença (Opens in a new window).