Skip to main content

Leituras da semana

Alguns destaques do que de mais relevante se passou na região e que lhe pode ter escapado.

Voltou a ser tema esta semana a possibilidade de falência da multinacional norte-americana Tupperware (Opens in a new window), que em Portugal tem uma única fábrica, a funcionar há 42 anos em Montalvo, no concelho de Constância. A empresa comunicou à Bolsa de Nova Iorque que “poderá não ter a liquidez adequada num curto prazo”, havendo “dúvidas substanciais sobre a sua capacidade de continuar as operações”. Tal como o mediotejo.net revelou em novembro (Opens in a new window), mesmo com cortes substanciais nas despesas e renegociações com os credores, será difícil este gigante do comércio mundial manter-se à tona.

Nas águas do Tejo há cada vez menos lampreia. O investigador Bernardo Quintella justifica esta escassez (Opens in a new window), que afeta pescadores e turismo, com a destruição de habitats, a falta de água e a construção de açudes e barragens. Luís Grilo, pescador de Tramagal (Abrantes), com 67 anos de vida e outros tantos ligados ao rio, assegura que nunca viu ano tão mau como este, não tendo conseguido apanhar nenhuma lampreia para a amostra. Nem para vender nem para o prato.

A divisão de terras continua a ser um tema quente em Vila de Rei, que poderá agora executar uma sentença com mais de 100 anos para recuperar ao concelho de Mação o Castro de São Miguel. (Opens in a new window)

Vila de Rei também foi notícia esta semana por estar em risco de ficar sem qualquer médico de família. (Opens in a new window) Dos dois médicos colocados na UCSP do concelho, um deles acabou de se reformar e outro reforma-se em maio.

A Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, esteve na Chamusca para a apresentação nacional da Rede de Incubadoras de Inovação Social (Opens in a new window), acompanhada pela Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. Mas não teve como fugir a outro tema: os problemas de acessibilidades da região (Opens in a new window). A população e os autarcas reclamam há várias décadas por uma nova ponte sobre o Tejo e pela conclusão do troço do IC3, ligando a A13, no concelho de Almeirim, à A23 e à A13 e, em Vila Nova da Barquinha, que ligue as margens do Tejo nos concelhos da Chamusca e da Golegã. A ministra constatou no local a “perigosidade das estradas” e comprometeu-se a “levar o recado” ao Ministério das Infraestruturas.

Bem mais rápidos foram Arkadio e Solange, uma dupla de mágicos que vive em Vila Nova da Barquinha e que entrou para o Guiness (Opens in a new window)com um recorde verdadeiramente espectacular, ao conseguirem realizar em palco o maior número de trocas de roupa em apenas um minuto. Falámos com estes ilusionistas, que têm no currículo alguns dos mais importantes prémios internacionais nesta área, e mostramos-lhe o vídeo (Opens in a new window) em que Solange não só conseguir trocar 26 vezes de vestido como teve ainda tempo para oferecer ao público um final digno de um grande espetáculo, no programa “Lo Show dei Record”, gravado em Milão.

Com grande paciência, José Pimenta continua a criar as suas obras de arte, aos 92 anos. (Opens in a new window) Fomos entrevistar o mestre que reutiliza materiais para evocar memórias, e que só depois dos 60 anos descobriu a escultura e a pintura, e se tornou “artista”. Nunca é tarde para seguir novos caminhos, que nos façam mais felizes.

Boas leituras, boa semana.

Junte-se à nossa Comunidade de Leitores (Opens in a new window), apoie o jornalismo que faz a diferença na região. O seu contributo é fundamental.

Se preferir pode fazer um donativo pontual, usando EasyPay (Opens in a new window), MBWay (telefone 962 393 324) ou fazendo uma transferência bancária para o IBAN PT5000 1800 03404 97034 02024 (conta da Médio Tejo Edições).

0 comments

Would you like to be the first to write a comment?
Become a member of mediotejo.net and start the conversation.
Become a member