BOLETIM 02/2021 - 22/12/2021
Boa tarde,
Esta noite nasceu o PÁGINA UM (https://paginaum.pt (Öffnet in neuem Fenster)).
O momento pode ser mais ou menos solenizado, mas optámos sobretudo por oferecer, desde já, o novo jornal como pretende ser: discreto em celebrações, mas aguerrido nas causas que defende.
O PÁGINA UM nasce com ambição, com o desejo de ser possível recuperar as origens puras do jornalismo, que inclui a sua íntima ligação aos leitores.
Nasce também com a convicção de ser necessário o (res)surgimento de um dos papéis fundamentais da imprensa: denunciar, de forma independente, e ser um bastião da estabilidade dos sistemas democráticos (quando se vive já em democracia).
Por esse motivo, o primeiro trabalho de investigação do PÁGINA UM – a espantosa ascensão de um empresário de brindes que, no primeiro ano da pandemia, lucrou 18 milhões de euros, grande parte dos quais através de contratos de ajuste directo – pode ser visto como a nossa imagem de marca.
Pode ler aqui:
https://paginaum.pt/2021/12/21/pandemia-e-ajustes-directos-trazem-euromilhoes-e-sonho-do-dakar-a-empresario-de-brindes/ (Öffnet in neuem Fenster)Mas o PÁGINA UM vai ser – e quer ser – muito mais.
Além das secções EXAME, ACTUAL, OPINIÃO e HUMOR – já com bastantes textos e “conteúdos” –, o PÁGINA UM contará com entrevistas e, sobretudo, com duas secções fundamentais: CULTURA e FORUM AMBIENTE. Estamos a trabalhar arduamente, com alguns colaboradores, para avançar para essa fase o mais rapidamente possível.
A evolução do PÁGINA UM dependerá sempre dos leitores, e jamais se esquecerá de vós – como jornal completamente independente (leiam, por favor, o nosso Código de Princípios e o meu Código de Transparência).
Por isso, o seu crescimento será função de duas variáveis: a nossa capacidade de fazer bom jornalismo e a reacção dos leitores à qualidade do nosso trabalho.
Da nossa parte, da minha parte, da minha parte em especial, os estímulos até agora recebidos, de várias formas, concedem-nos a esperança de poder sonhar, e continuar a meter mãos à obra.
Obrigado, desde já, os 601 subscritores desta mailing list, e a todos aqueles que antes e já durante a fase de concretização do PÁGINA UM no site já concederam apoio a caminho da sua sustentabilidade.
Sincero obrigado.
Pedro Almeida Vieira
Director do PÁGINA UM
--------------------------------------------------------------------------
Para apoiar o PÁGINA UM pode optar pelas seguintes modalidades:
Plataforma do Steady – PÁGINA UM, com diversas opções de apoio pontual ou regular: https://steadyhq.com/paginaum (Öffnet in neuem Fenster)
Crowdfunding do GoFundMe: https://gofund.me/ba00ab90 (Öffnet in neuem Fenster)
Crowdfunding do Facebook - https://www.facebook.com/donate/237001058327461/ (Öffnet in neuem Fenster)
Caso deseje optar por outros modelos de apoio, por favor escreva para subscritores@paginaum.pt (Öffnet in neuem Fenster).
Alerta-se que o PÁGINA UM não aceita donativos de empresas nem estabelece quaisquer formas de parceria.