BOLETIM 66/2022 - 14/07/2022
Boa noite.
Tenho hoje uma confissãoa fazer-vos. Não consegui nos últimos dias cumprir a promessa de informar do nosso trabalho quotidiano, porque fiz um "retiro" fora da redacção do PÁGINA UM desde sábado passado.
Mas isso, como podem verificar, não alterou o meu ritmo nem o dos nossos colaboradores. Como podem ver nas nossas sugestões (muitas) daquilo publicámos no jornal.
Destacamos, assim, sobretudo, o segundo processo de intimação ganho no Tribunal Administrativo, que sentenciou a Ordem dos Médicos a entregar ao PÁGINA UM os pareceres técnicos escondidos pelo bastonário Miguel Guimarães. Uma vitória do jornalismo e da justiça (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)). E é bom recordar que isto só foi possível graças aos nossos estraordinários leitores e apoiantes que têm estado a financiar o FUNDO JURÍDICO (Öffnet in neuem Fenster).
Recomendamos, também, a notícia sobre as normas discriminatórias da Federação Portuguesa de Judo, que estipulou preços distintos para os treinadores e atletas que irão participar na Taça da Europa de Seniores em Coimbra, no próximo mês, com base no seu estado vacinal para a covid-19 (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Temos ainda o artigo de Luís Gomes, que nos fala de missangas e explica-nos como é que estas pequenas peças de vidro nos podem ajudar a compreender o panorama económico actual (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Já o artigo de Tiago Franco é sobre água molhada: por outras palavras, trata do estudo que fez manchetes esta semana e que concluiu que 70% dos portugueses que emigraram, desejam regressar a Portugal. Um artigo, enfim, com a ironia e o humor a que o nosso colunista já nos habituou (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Finalmente, sugerimos também a crónica de Nuno André. Uma bonita, leve e interessante reflexão inspirada no Sol, na Ordem, e na vida, para ler num dia quente, e que remete também para o assassinato do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Na Cultura, também trazemos várias novidades. Carlos J.F. Jorge traz-nos mais uma Elucubração, desta vez sobre o eterno parceiro da feminista Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre. Apesar de ser conhecido sobretudo como professor, intelectual e activista político, o seu percurso também passou pelo cinema. E é precisamente sobre essa dimensão da sua vida que trata este artigo (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Temos também a análise de Maria Carneiro sobre O Colibri, do romancista italiano Sandro Veronesi – por duas vezes vencedor do prestigiado Prémio Strega –, que mereceu a mais alta cotação já atribuída no PÁGINA UM a uma obra literária. Certamente, mais um livro a ler nas férias. Ou, pelo menos, à recensão (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
No passado domingo, Carlos J.F. Jorge brindou-nos ainda com mais uma “mini-enciclopédia”, desta vez, sobre Ferreira de Castro. Um texto extenso sobre o escritor natural de Oliveira de Azeméis, que vale muito a pena ler, porque o saber não ocupa lugar (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Por estes dias, também a secção de Opinião teve contou com novos textos dos colunistas da “casa”.
Um meu editorial sobre o assunto que deflagra, todos os anos, na mesma altura: os incêndios. E que, de todas as vezes, é como se fosse uma novidade. Talvez porque a gestão política continua a mesma, a par dos bodes expiatórios, que também são os de sempre (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Sugerimos, também, o artigo de Luís Gomes, que esteve de férias na Sardenha e não avistou, por lá, Ricardo Salgado. Nem qualquer outro português, na verdade. Porquê? Alguns “palpites” e possíveis explicações, no texto. (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
E, por falar em férias, Tiago Franco fala-nos sobre o drama que se vive nos aeroportos, com voos cancelados, e que estará a estragar os planos para esta época balnear a muitos veraneantes (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Destacamos ainda o artigo de Joaquim Magalhães de Castro, jornalista em Macau, que se estreia no PÁGINA UM com um testemunho desconcertante sobre a perseguição de luso-descendentes em Myanmar, antiga Birmânia. Uma realidade tão assombrosa como “ignorada” pelas autoridades, imprensa mainstream e principais figuras políticas portuguesas (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Por fim, a saga da “desvergonha” e da promiscuidade entre médicos e farmacêuticas, com o aval do jornalismo, deu em mais um artigo de opinião daminha autoria. Neste, os protagonistas são a TSF, o Paxlovid e o (in)suspeito presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, António Morais (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Destacamos também a minha reflexão sobre o recurso do Conselho Superior da Magristratura à sentença do Tribunal Admnistrativo de Lisboa a favor do PÁGINA UM: um recurso que é um perigo para a Democracia (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Caso ainda não tenham lido, sugerimos que “espreitem” as últimas notícias do PÁGINA UM.
Temos mais um artigo sobre a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que precisou de dois anos para fazer uma simples advertência à SIC: incluir as fontes de informação nas suas peças. Talvez o regulador estivesse à espera do fim da pandemia (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
E mais uma novidade sobre o expurgo da base de dados da morbilidade e mortalidade hospitalar do Portal da Transparência do SNS, que envolve um amigo de longa data da ministra Marta Temido (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Por fim, saiu ontem uma nova Entrevista P1 à escritora sueca Camilla Grebe, que em Abril passado lançou Gelo sob os seus pés em Portugal, um policial que venceu o Glass Key Awarde se tornou um best-seller em vários países europeus (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Sugerimos que leiam ainda um extenso artigo de investigação do PÁGINA UM sobre o silencioso "gerontocídio" em curso desde Janeiro, em Portugal, e que nada tem a ver com o calor. Um verdadeiro “caso de polícia”, que impõe o apuramento de responsabilidades (AQUI (Öffnet in neuem Fenster)).
Hoje ainda publicamos mais, mas deixamos para amanhã.
Como vêem, parece que não estive de férias.
Continuem a ler e apoiar o jornalismo (verdadeiramente) independente.
Pedro Almeida Vieira
Director do PÁGINA UM
---------------------
APOIE O CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO PÁGINA UM
O jornalismo independente DEPENDE dos leitores.
Para donativos/apoios regulares, siga o link no final dos artigos do PÁGINA UM, ou clique aqui: https://steadyhq.com/pt/paginaum (Öffnet in neuem Fenster)
Para transferências bancárias, utilize o seguinte:
IBAN: PT50 0018 0003 5564 8737 0201 1
MBWAY: 961696930
PAYPAL: https://paypal.com/paypalme/pedrovieira128 (Öffnet in neuem Fenster)
CRIPTOMOEDAS
Bitcoin (BTC) – 1HKGEZ32wX59SVq7iDGnVdndPEtQkqzsmV
(para envio de outras criptomoedas, contactar e-mail: geral@paginaum.pt)
Para apoio ao FUNDO JURÍDICO do PÁGINA UM, pode fazer os donativos para a plataforma do MightyCause, aqui: https://www.mightycause.com/story/90n0ff (Öffnet in neuem Fenster)
Para assuntos divrsos, contactar através do e-mail subscritores@paginaum.pt