BOLETIM 69/2022 - 06/08/2022
Boa noite.
Confesso que tenho tido alguma dificuldade em cumprir a promessa de informar das novidades do PÁGINA UM com uma maior frequência.
Espero que nos possam perdoar pelo esforço em manter o jornal com um ritmo de crescimento de textos noticiosos e artigos de opinião... E ainda mais, a aposta nos conteúdos audiovisuais. Mas sobre este último aspecto, estejam atentos.
Por isso, apenas vos gostaria de chamar a atenção dos nossos "trabalhos" mais recentes.
De ontem, importa destacar a história de um burocrata, amigo de Marta Temido, para tentar esconder o caos no SNS, primeiro "expurgando" e depois “mutilando” informação. Mais um sinal preocupante que indicia uma democracia a precisar de restauro. O caso deverá continuar no Tribunal Administrativo (AQUI (Si apre in una nuova finestra)).
Depois, sugiro ainda o artigo que escalpeliza as contas pouco famosas da TVI e da CNN Portugal. Isto, depois de a Entidade Reguladora para a Comunicação Social ter indeferido o pedido de confidencialidade dos dados económicos e financeiros da holding TVI – Televisão Independente S.A (AQUI (Si apre in una nuova finestra)).
Podem também actualizar-se sobre a luta do PÁGINA UM pela transparência, envolvendo o Instituto Superior Técnico e a sua agora falta de cultura científica, além da postura da comunicação social nesta matéria. Leiam o meu editorial AQUI (Si apre in una nuova finestra).
Entretanto, na P1 TV, uma rúbrica ainda a dar os seus primeiros passos no PAGINA UM, a conversa do nosso jornalista Nuno André com o economista Luís Gomes é de visualização obrigatória. Com uma duração de 18 minutos, este primeiro episódio apresenta uma análise breve sobre alguns interessantes conceitos económicos e dá-nos um panorama da situação actual (AQUI (Si apre in una nuova finestra)).
Também do nosso economista de serviço, aproveitamos para sugerir a sua teoria sobre como chegámos ao actual estado (ou Estado) de coisas, através de uma reflexão que passa pela história, a religião e a política. Para concordar ou discordar, tem de ler AQUI (Si apre in una nuova finestra).
Ainda na P1 TV, saíram nas duas últimas semanas ainda mais duas Conversas Directas P1. Numa, partilhei a minha experiência de reinfecção por SARS-CoV-2; e na outra, ontem, abordei o modus operadi (e vergonhoso) da Entidade Reguladora para a Comunicação Social na análise de uma queixa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia contra o PÁGINA UM (AQUI (Si apre in una nuova finestra)).
Entretanto, o nosso mais recente colunista - e vamos ter mais em breve -, José Ramos e Ramos, tem-nos trazido diariamente novos artigos, que recomendamos vivamente que leiam. São curtos e podem ser todos encontrados AQUI (Si apre in una nuova finestra).
Igualmente importante de ler é a peça de Elisabete Tavares sobre a reciclagem de notícias por parte dos media mainstream, ou o churnalism - uma prática que é nociva não só para o jornalismo como para os leitores e para a democracia (AQUI (Si apre in una nuova finestra)).
De resto, temos muitos artigos que sugerimos que espreitem, tanto na secção da Cultura como na Opinião, com a cortesia dos nossos colunistas habituais, que já dispensam apresentações (AQUI (Si apre in una nuova finestra)).
Pelo menos, aos nossos leitores, que são a nossa força motriz.
Pedro Almeida Vieira
Director do PÁGINA UM
---------------------
APOIE O CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO PÁGINA UM
O jornalismo independente DEPENDE dos leitores.
Para donativos/apoios regulares, siga o link no final dos artigos do PÁGINA UM, ou clique aqui: https://steadyhq.com/pt/paginaum (Si apre in una nuova finestra)
Para transferências bancárias, utilize o seguinte:
IBAN: PT50 0018 0003 5564 8737 0201 1
MBWAY: 961696930
PAYPAL: https://paypal.com/paypalme/pedrovieira128 (Si apre in una nuova finestra)
CRIPTOMOEDAS
Bitcoin (BTC) – 1HKGEZ32wX59SVq7iDGnVdndPEtQkqzsmV
(para envio de outras criptomoedas, contactar e-mail: geral@paginaum.pt)
Para apoio ao FUNDO JURÍDICO do PÁGINA UM, pode fazer os donativos para a plataforma do MightyCause, aqui: https://www.mightycause.com/story/90n0ff (Si apre in una nuova finestra)
Para assuntos diversos, contactar através do e-mail subscritores@paginaum.pt