Notícias da Semana no Médio Tejo
É uma semana de regressos para a maioria dos portugueses: de regresso às aulas para os mais novos, de regresso às rotinas de casa-trabalho-casa para milhares de famílias... e também de regresso desta newsletter semanal. Hoje ainda ao domingo, mas já esta semana, a newsletter voltará a ser enviada novamente à sexta-feira, para incluir as nossas melhores sugestões para um fim de semana bem passado – porque é fundamental abrirmos tempo nas nossas agendas para sair e viver outras experiências.
O reinício das aulas esteve naturalmente em foco nos últimos dias no nosso jornal e uma das histórias que contamos é a da Escola Básica de Cardigos, em Mação, que tem apenas 17 alunos mas conseguiu uma autorização excecional do ministro da Educação para se manter aberta (Si apre in una nuova finestra) – uma decisão muito festejada numa freguesia em luta constante contra a desertificação.
Em Tomar, e depois de ter dado luz verde, o Ministério da Educação voltou atrás na decisão de permitir a abertura da sala de jardim de infância na Escola Básica Integrada de Santa Iria, mesmo após os encarregados de educação já terem feito as matrículas na plataforma (Si apre in una nuova finestra). Embora o ministério tenha dito “não” ao agrupamento e ao município tomarense, numa situação que o vereador com o pelouro da Educação, Hugo Cristóvão, considera uma “gafe”, o município vê ainda uma “pequena possibilidade de esperança”, tendo em conta a reivindicação dos pais.
Em contra-ciclo com o resto da região, Vila Nova da Barquinha tem este ano mais alunos (Si apre in una nuova finestra) matriculados, e está perto de ficar sem vagas nas suas escolas.
Em Abrantes, o início do ano letivo foi assinalado com a abertura de dois equipamentos educativos (Si apre in una nuova finestra), após um investimento de 4.1 ME, com o novo Centro Escolar da cidade a resultar da requalificação e ampliação do antigo Colégio de Nossa Senhora de Fátima e com a Escola Básica de Alvega a abrir esta semana também renovada e modernizada.
Em Tomar, as associações de estudantes defendem alterações à lei para que representantes dos alunos voltem a integrar os Conselhos Pedagógicos das escolas, exigem acompanhamento na área da saúde mental e reforço dos funcionários nas escolas. As reivindicações fazem parte do “Manifesto do Estudante: por uma escola mais democrática”, apresentado ao secretário de Estado da Educação, António Leite (Si apre in una nuova finestra), com o qual os dirigentes das associações estudantis estiveram agora reunidos.
https://youtu.be/ZMe_TwvC07A (Si apre in una nuova finestra)Em termos gerais, uma das maiores mudanças que se faz sentir neste regresso às aulas (Si apre in una nuova finestra) é a inexistência de regras de combate à covid-19 – pelo menos para já não serão exigidas máscaras ou quaisquer outras medidas de contenção. Mas há muito a fazer ainda para recuperar os efeitos da pandemia nas escolas. O encerramento temporário das escolas em 2020 e o consequente ensino à distância aumentou o fosso educativo entre alunos mais carenciados e mais privilegiados. Com o intuito de recuperar a aprendizagens pedidas, o Ministério da Educação lançou o Plano 21/23 Escola +, com um horizonte de dois anos letivos.
https://mediotejo.net/ponte-de-sor-l3-encerra-academia-de-pilotos-e-despede-90-pessoas/ (Si apre in una nuova finestra)Esta semana noticiámos também que a L3Harris AIrline Academy, antiga Aerocondor, vai fechar portas no final de setembro em Ponte de Sor, deixando de formar pilotos e despedindo 90 pessoas (Si apre in una nuova finestra). Cinco anos e muitas polémicas depois, que envolveram rescisões, incumprimentos de contrato, tribunais e indemnizações, a multinacional optou por vender a operação em Portugal. O presidente da Câmara foi “surpreendido” pela notícia, mas garante que já existe outra empresa a preparar novos voos para este projeto.
Disfarçados de bombeiros, funcionários da EDP, do Banco de Portugal, Segurança Social ou enfermeiros, e usando o velho discurso de que as notas de 20 ou 50 euros vão acabar, os burlões andam aí e têm conseguido extorquir algumas somas de dinheiro. O esquema, que incide sobretudo na população mais idosa, bateu agora à porta de um octogenário residente em Serra de Cima, freguesia de Sabacheira, Tomar. (Si apre in una nuova finestra)
https://mediotejo.net/morango-de-macao-um-acaso-e-uma-homenagem-frutada-de-joao-alves-ao-avo-sarilho/ (Si apre in una nuova finestra)Deixamos-lhe ainda a história inspiradora do "avô Sarilho", ou de como um negócio pode começar com “uma brincadeira”. Numa estufa ao pé de casa, e de forma autodidata, João Alves e a esposa Sandra foram-se dedicando à plantação de morangos até ao dia em que se deu um ‘boom’ de produção e de potenciais clientes, os mesmos que hoje certificam a qualidade do fruto e que fazem quilómetros para ali se aviarem. De Mação saem morangos para todo o país, mas também já se aposta na meloa, melão, melancia e no futuro chegarão a alface e o mirtilo (Si apre in una nuova finestra). Tudo na Quintinha do Sarilho, na aldeia de Rosmaninhal, num lugar -homenagem à memória do homem que criou e inspirou João: o avô Zé Sarilho, de Oleiros.
No Desporto, Bemposta e Água Travessa, duas equipas vizinhas e rivais do concelho de Abrantes, disputaram este sábado de forma intensa o jogo da segunda jornada do InCup, Torneio de pré-época para equipas do Inatel (Si apre in una nuova finestra). Empenhados em alcançar a vitória, os jogadores disputaram cada lance de forma viril mas leal. No final, a vitória sorriu à Bemposta.
https://mediotejo.net/incup-bemposta-vence-derbi-com-agua-travessa-em-jogo-intenso-mas-leal-reportagem/ (Si apre in una nuova finestra)Confira todos os resultados desportivos deste fim de semana na nossa secção de Desporto.
E na sua crónica fotográfica deste domingo, Paulo Jorge de Sousa fala-nos sobre redes (Si apre in una nuova finestra)... a não perder, como sempre.
https://mediotejo.net/cronica-fotografica-por-paulo-jorge-de-sousa-340/ (Si apre in una nuova finestra)Há muito mais para ler todos os dias em mediotejo.net, como sabe. Subscreva as nossas notificações para receber alertas de notícias mais importantes, acompanhe-nos também através do Google Notícias, Facebook, Twitter, YouTube e Instagram.
Regressamos na próxima sexta-feira com uma nova newsletter e mais surpresas para os membros da nossa Comunidade de Leitores.
Obrigada pelo seu apoio e tenha uma boa semana,
Patrícia Fonseca
Diretora