Passa al contenuto principale

Camões, 500 anos depois

Isabel Rio Novo

“Não é absurdo ligar Camões a Constância”

Uma nova biografia, fruto de cinco anos de investigação da professora universitária e escritora Isabel Rio Novo, promete revelar factos desconhecidos sobre a vida de Camões. O livro só estará à venda a partir de 20 de junho mas, em entrevista ao mediotejo.net (Si apre in una nuova finestra), a autora revela o que concluiu sobre a veracidade da ligação do poeta a Constância, vila onde os “antigos” dizem que viveu e onde foi edificada há 40 anos a Casa-Memória de Camões.

LER ENTREVISTA (Si apre in una nuova finestra)

________

Constância pede apoios ao governo para abrir Casa “digna da Memória de Camões” (c/vídeo)

Constância assinalou hoje os 500 anos do nascimento de Camões com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua do poeta e uma recriação histórica no âmbito das Pomonas Camonianas, com o parque de merendas, situado na zona ribeirinha, transformado num imenso mercado quinhentista, retratando a época em que viveu o poeta, envolvendo a população, a comunidade escolar e as associações do concelho.

Com o mote ‘Camões em Constância, 5 Séculos, 5 Dias’, o município construiu um programa comemorativo com a comunidade, tendo o autarca lembrado que “Constância tem com Camões uma muito antiga e arraigada relação de afeto, fundada na plurissecular tradição de que o épico terá vivido na vila durante algum tempo”, tendo ali “escrito parte da sua produção poética”.

LER REPORTAGEM (Si apre in una nuova finestra)

VER VÍDEO (Si apre in una nuova finestra)

https://youtu.be/MXXYTj1feN0?si=mlueYDpsginWaLSq (Si apre in una nuova finestra)

__________

Apoie o jornalismo que faz a diferença na região. O seu contributo é fundamental para prosseguirmos o nosso trabalho. Contribua de forma regular usando o  Steady (Si apre in una nuova finestra) ou faça um donativo pontual por MBWay (tel. 962 393 324).

0 commenti

Vuoi essere la prima persona a commentare?
Abbonati a mediotejo.net e avvia una conversazione.
Sostieni