Passer au contenu principal

Festa dos Tabuleiros reconhecida como Património Cultural Imaterial

A Festa dos Tabuleiros, que se realiza de quatro em quatro anos em Tomar, foi hoje formalmente inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, com a publicação dessa classificação em Diário da República.

A fundamentação científica para classificar a Festa dos Tabuleiros foi entregue em 31 de julho de 2019, invocando a antiguidade e o facto de esta ser uma manifestação "única no país e no mundo”, “uma festa do povo, feita pelo povo e para o povo”, como realçou, na altura, a presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas. O município pretende agora avançar com uma candidatura a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Com origem pagã, simbolizando a época das colheitas, a Festa dos Tabuleiros adquiriu caráter religioso na Idade Média, com a Rainha Santa Isabel, sendo os tabuleiros da festa de Tomar os únicos com esta forma nas tradicionais festas do Espírito Santo, que se realizam um pouco por todo o país.

Ler artigo (S'ouvre dans une nouvelle fenêtre)

Junte-se à nossa Comunidade de Leitores (S'ouvre dans une nouvelle fenêtre), apoie com 5€ por mês o jornalismo que faz a diferença na região. O seu contributo é fundamental.

TORNE-SE MEMBRO (S'ouvre dans une nouvelle fenêtre)

Se preferir pode fazer um donativo pontual, usando EasyPay (S'ouvre dans une nouvelle fenêtre), MBWay (telefone 962 393 324) ou fazendo uma transferência bancária para o IBAN PT5000 1800 03404 97034 02024 (conta da Médio Tejo Edições).

0 commentaire

Vous voulez être le·la premier·ère à écrire un commentaire ?
Devenez membre de mediotejo.net et lancez la conversation.
Adhérer