Passer au contenu principal

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

mediotejo.net | uma região, um jornal
par Patrícia Fonseca, diretora

Choisissez votre adhésion

Olá, caro leitor, e obrigada por ter vindo aqui, para nos conhecermos um bocadinho melhor. O meu nome é Patrícia Fonseca e sou diretora do mediotejo.net, um jornal online fundado em setembro de 2015 por mim e pelo meu irmão Mário Rui Fonseca, também ele jornalista profissional há mais de 20 anos, como eu. 

Dediquei grande parte da minha carreira ao jornalismo internacional e aos 40 anos tive uma epifania: era mais fácil um habitante de Abrantes ter acesso ao que acontecia em Nova Iorque ou em Cabul do que saber o que se passava em Torres Novas ou em Tomar. Foi esta a semente do projeto deste jornal, que nasceu sem quaisquer apoios financeiros, apenas com a vontade e ambição de fazer bom jornalismo de proximidade, para servir os 250 mil habitantes dos 13 concelhos que compõem a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, bem como dos muitos milhares de conterrâneos espalhados pelo país e pelo mundo. Temos contribuído com grande orgulho para fomentar uma maior proximidade entre esta comunidade, que vivia muito afastada, apesar de todas as proximidades culturais e geográficas.

Acreditamos que o acesso a informação fidedigna é um pressuposto fundamental da vida em democracia. Contudo, o jornalismo fiel à sua matriz de serviço público é um bem cada vez mais raro e pouco valorizado – quer pelas instituições, quer pelos cidadãos.

Por isso, a vida não tem sido fácil para esta equipa, a quem como diretora não me canso de louvar. Todos nesta casa trabalham muito e ganham pouco. Somos poucos para cobrir uma região tão grande – 6 jornalistas a tempo inteiro –, os dias têm sempre horas extraordinárias, a semana às vezes começa ao domingo e a vida pessoal é demasiadas vezes prejudicada. Tudo em nome de um “bem maior” que, como jornalistas, jurámos cumprir – o dever de informar.

Em 2020 fomos eleitos “Melhor Órgão de Comunicação Regional" nos Prémios Sapo, recebemos bolsas de mérito do European Journalism Centre e da Google News Initiative, em 2021 fomos apoiados pelo Associação Mundial de Jornais e também escolhidos em 2022 pela Google para reforçar tecnologicamente o nosso site, fazendo agora parte do restrito grupo de jornais no projeto Newspack (dois jornais em Portugal). Além disso, passámos também a ser um dos 32 órgãos de comunicação social a escrever os Destaques do Google Notícias em Portugal.

Depois de uma primeira tentativa frustrada de ativar esta Comunidade de Leitores (por incapacidade técnica dos parceiros que então contratámos) e de dois anos de formação com os melhores consultores nesta área, graças a duas bolsas que recebemos da Associação Mundial de Jornais – WAN-IFRA e Google News Initiative, reestruturámos o jornal e o modelo de negócio, para podermos ter um futuro economicamente sustentável.

Para podermos prosseguir o nosso trabalho, é crucial o envolvimento dos leitores e a sua disponibilidade para contribuirem financeiramente para este projeto. Até final de 2024, precisamos que 1 000 dos 250 000 leitores que nos leem todos os meses subscrevam um dos nossos três planos, de forma a garantirmos a nossa independência e sustentabilidade financeira.

A maioria das notícias do jornal continuam a ser de acesso livre, mas aqueles que se juntarem à nossa Comunidade de Leitores vão poder ler artigos exclusivos e em primeira mão, sobretudo temas de investigação e reportagens de fundo – o tipo de jornalismo que sentimos fazer mais falta e aquele que mais gostamos de fazer, mas que também exige de nós mais tempo, mais recursos e mais investimento. Além disso, quem nos apoiar terá ainda uma relação mais próxima com o jornal, acesso a bilhetes para eventos culturais e descontos em vários serviços: restaurantes, lojas, hotéis, ginásios e livrarias da região.

Pelo valor de 4 ou 5 cafés por mês, junte-se à nossa Comunidade de Leitores, encorajando-nos a fazer mais e melhor jornalismo. Obrigada.

Saiba mais sobre o jornal e sobre a equipa de jornalistas que fundou o mediotejo.net em 2015. (S'ouvre dans une nouvelle fenêtre)

DONATIVOS

Se preferir, pode fazer um donativo pontual através do MBWay, para o telefone 962 393 324, ou fazer uma transferência bancária para o IBAN PT50 0018 000340497034020 24 (conta do Santander em nome de Médio Tejo Edições). Se pretender um recibo, deve enviar um e-mail com o seu NIF para info@mediotejo.net